Alimentação e imunidade: entenda a importância dessa relação

A imunidade é o resultado do esforço que o sistema imunológico faz para proteger o nosso organismo contra invasores.

Já o sistema imunológico é um conjunto de células que defendem nosso corpo de qualquer substância ou micro-organismo que ele não reconhece, como por exemplo, o vírus causador do Covid-19. 

Quando o nosso sistema imunológico não consegue combater esses invasores surgem alergias, infecções e demais doenças.

No entanto, você sabia que manter uma alimentação saudável contribui para o aumento da imunidade e para a produção de anticorpos? Principalmente em tempos de pandemia.

Qual é a relação entre alimentação e imunidade?

Consumir alimentos ricos em nutrientes certamente fortalece o sistema imunológico, mas vale ressaltar que esta medida deve ser associada a outros hábitos saudáveis para uma eficácia maior.

Assim, praticar exercícios físicos e manter um sono regular também são hábitos essenciais para aumentar a imunidade e reduzir os riscos de adoecer.

Entenda um pouco mais sobre esta relação a seguir.

Como melhorar a imunidade com a alimentação?

Primeiramente, para aumentar a imunidade devemos investir em fontes variadas de nutrientes. Além disso, é importante dar preferência para alimentos naturais, pois eles possuem as vitaminas e minerais que suprem as necessidades do nosso organismo.

Apesar disso, nem todos os alimentos são capazes de elevar a nossa imunidade.  Confira a seguir alguns dos mais poderosos:

Frutas Cítricas

Frutas cítricas como laranja, acerola, kiwi, tomate, além de brócolis, couve e pimentão verde e vermelho são ricos em vitamina C.

Isso significa que o antioxidante presente nesses alimentos aumenta a resistência do organismo e os níveis de vitamina C no sangue.

Vegetais Escuros

Os vegetais escuros como brócolis, couve e espinafre são ricos em ácido fólico. Esse nutriente auxilia na formação de glóbulos brancos, que são responsáveis pela defesa do organismo.

Zinco

Carne, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico), são ricos em zinco, um nutriente fundamental para combater resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico.

Além do zinco, as nozes, castanhas, amêndoas e óleos vegetais (de girassol, milho e canola) são ricos em vitamina E. Portanto, também são excelentes para aumentar a imunidade.

Ela é benéfica, principalmente para os idosos, agindo no combate à diminuição da atividade imunológica por conta da idade.

Ômega 3

Presente, por exemplo, no azeite e no salmão, auxilia as artérias a permanecerem longe de inflamações, ajudando a imunidade do corpo.

Temperos

Utilize nas preparações alho, cebola, gengibre, cúrcuma. Estes são temperos naturais e eficazes também no aumento da imunidade.

Outras formas de aumentar a imunidade

Há ainda outras maneiras de aumentar a imunidade, deixando o corpo mais forte no combate aos agentes agressores. Confira!

  • Adotar bons hábitos de saúde, realizando atividade física, dormindo adequadamente e evitando situações de estresse;
  • Evitar o cigarro;
  • Tomar sol diariamente, de preferência até as 10 horas da manhã e depois das 16 horas, para aumentar a produção de vitamina D no organismo;
  • Evitar tomar remédios sem orientação médica;
  • Beber cerca de 2 litros de água mineral ou filtrada todos os dias. 

Agora que você já sabe como uma alimentação balanceada é capaz de interferir na sua imunidade, que tal cuidar da sua saúde comendo só refeições deliciosas e saudáveis? Clique aqui para encontrar a loja mais próxima. 

Leia também: