Como aumentar o ticket médio de loja de produtos saudáveis

O bom crescimento do mercado é o cenário ideal para aumentar o ticket médio da sua loja de produtos saudáveis

É fato que a alimentação saudável está cada vez mais em alta. Com o aumento de informações sobre o assunto e um consumo cada vez mais consciente, passa a ser mais frequente a busca por produtos saudáveis. Com isso, lojas que têm essa proposta podem vislumbrar um aumento de ticket médio.

O Euromonitor aponta o crescimento do mercado de alimentos saudáveis de 8% de 2018 para 2019, com projeção de 10% de crescimento de 2019 para 2020 e 11% para o período seguinte.

Mas algumas medidas são necessárias para realmente aproveitar o aquecimento do mercado, aumentar o ticket médio e fidelizar mais clientes.

Conhecer o público a fundo

A primeira pergunta a se fazer antes de investir em produtos saudáveis é “a qual público o meu estabelecimento se destina?”

É importante lembrar que o conceito de produtos saudáveis é muito mais complexo. Nele estão públicos com diferentes necessidades: fitness, celíacos, veganos e intolerantes ao leite, por exemplo. Por isso é essencial entender quais são os públicos, suas vontades e desejos.

O que seu cliente gostaria de consumir? Produtos low carb? Livres de ingredientes de origem animal? Sem açúcar? Essas questões precisam alinhar-se intimamente à proposta do seu negócio. Conhecer a fundo as necessidades dos clientes é o primeiro passo para supri-las de forma eficiente.

Considere vender produtos relacionados

Como dissemos, o público que consome produtos saudáveis é muito diverso. Ele frequenta academias, não consome ingredientes de origem animal, tem intolerâncias… que tal investir numa gama de produtos para atendê-lo além da alimentação?!

Chás, suplementos alimentares e produtos sustentáveis são sugestões promissoras para aumentar o ticket médio.

Mais do que produtos, experiências!

Em geral, as pessoas que frequentam lojas de produtos saudáveis buscam um estilo de vida mais equilibrado. Isso quer dizer que elas buscam muito mais do que uma alimentação, mas uma experiência entorno da comida.

Parte dessa experiência vem de um atendimento de qualidade. A combinação de bons produtos com um atendimento próximo é extremamente valiosa para o público que consome produtos saudáveis.

Para aumentar o ticket médio de sua loja, aposte em um relacionamento mais próximo com seu público. Promova eventos, oficinas, palestras e degustações. E principalmente, saiba indicar itens que se complementam. Se você pode vender um antepasto fitness gostoso, porque vender somente o pão?

Fidelize clientes e aumente o ticket médio progressivamente

É até 5 vezes mais barato manter um cliente do que conquistar um novo. Para aumentar o ticket médio de forma progressiva, fidelizar os clientes atuais é uma boa estratégia. Após uma primeira compra positiva, o cliente tem maior probabilidade de comprar novamente em sua loja.

Assim, obtém-se um crescimento mais sustentável e progressivo.

Uma boa estratégia de fidelização de clientes inclui desde os conhecidos cartões fidelidade até promoções exclusivas. Entenda qual é a melhor opção e coloque-a em prática. No entanto, lembre-se: nada substitui o tradicional bom atendimento, com simpatia e informação pertinente para o cliente. O público saudável normalmente procura entender sobre o assunto, e se sua loja for um lugar onde ele encontra informações confiáveis, ele voltará.

Atente-se às tendências do mercado de produtos saudáveis e aumente o ticket médio

Para aumentar o ticket médio de forma satisfatória é necessário repensar, estrategicamente, os serviços e produtos e atualizar-se sobre as tendências. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e o sucesso no mercado de produtos saudáveis requer expertise.

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