Os Benefícios de uma Dieta Sem Glúten

Está pensando em iniciar uma dieta sem glúten? Saiba quais são os principais benefícios desse tipo de alimentação!

Há um bom tempo o glúten tem ganhado mais espaço nas discussões de nutricionistas e pessoas que buscam um estilo de vida mais saudável. Nos livros, nos consultórios, nas academias… muito se diz sobre essa proteína em todos os lugares onde a alimentação é uma pauta.

Mas apesar de todas as opiniões existentes sobre a substância, muitas pessoas desconhecem as características do glúten e suas informações nutricionais, além da lista de produtos onde ele se encontra. Pães, temperos industrializados, molhos… você já parou para pensar quantos alimentos da sua dieta contém glúten?

E já que estamos falando de saúde e alimentação, se informar é extremamente necessário. Afinal, os alimentos que ingerimos no nosso dia a dia influenciam a atividade do nosso organismo e nossa saúde.

Hoje em dia não só celíacos adotam esse tipo de alimentação: há muitas pessoas que não possuem intolerância à proteína e buscam a dieta por questões de saúde. Por isso, entenda os principais benefícios de adotar uma dieta sem glúten e tire as suas dúvidas sobre esse tipo de alimentação.

Uma dieta sem glúten possibilita uma alimentação mais saudável

Os alimentos que contêm glúten, como bolos, pães e biscoitos, em geral, vêm acompanhados de gordura, açúcar e sal excessivos. A associação da proteína com outros ingredientes em excesso torna os alimentos mais calóricos e, consequentemente, menos saudáveis.

A adoção à dieta sem glúten favorece uma alimentação mais rica e variada, apostando em alimentos nutritivos e saudáveis. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, uma alimentação gluten free pode ser extremamente saborosa.

Redução de gases e inchaço

O glúten é uma proteína naturalmente encontrada em muitos cereais e confere elasticidade a diversos alimentos. Ao sovar uma massa, por exemplo, são criadas estruturas de glúten capazes de reter o gás carbônico. Isso faz com que os alimentos cresçam e atinjam uma textura macia.

Mas o gás carbônico não é liberado somente no processo de levedura. A liberação desse gás ocorre, também, no organismo, causando gases e inchaço indesejados. Uma dieta sem glúten provoca uma redução significativa dos gases e inchaços.

Uma dieta sem glúten inclui grande variedade de alimentos

Sim, a lista de alimentos que contêm glúten é extensa: vai desde pães a molhos. Mas isso não significa que uma dieta sem a proteína seja composta por pouca variedade de alimentos.

Quem decide adotar uma alimentação gluten free poderá consumir normalmente:

  • Arroz;
  • Tapioca;
  • Feijões;
  • Farinha de grão de bico;
  • Leite e derivados;
  • Frutas, verduras e legumes;
  • Carnes, ovos e frutos do mar;
  • Nozes.

Além de alimentos, grande parte das bebidas também podem integrar um cardápio sem glúten. Vinho, Champanhe, Tequila, Rum e Whisky são algumas delas.

Reduz a possibilidade de desenvolver outras intolerâncias e doenças

A intolerância à lactose é um problema que ocorre em virtude de danos causados ao intestino. O glúten, em portadores de intolerância, causa esses ferimentos, tornando o órgão mais sensível e sujeito à intolerância ao açúcar do leite.

A dieta sem glúten evita o desencadeamento de outras intolerâncias e doenças, como a osteoporose, a depressão e desequilíbrios nutricionais.