Introdução alimentar pode garantir hábitos saudáveis

Uma introdução alimentar sólida e bem feita é muito importante, porque é capaz de desenvolver, nas crianças, hábitos saudáveis que duram a vida toda!

A partir dos 6 meses, quando são apresentados os sinais de prontidão, o bebê inicia um novo ciclo em sua vida: a introdução alimentar.

Alguns pais têm dificuldades e muitas dúvidas de como começar e qual método adotar. E, acredite: a resposta para essas perguntas não é padronizada. Há vários métodos para introduzir novos alimentos, porém, é necessário identificar qual se encaixa melhor para o seu bebê e para a rotina de toda a família

É importante salientar que esse é um trabalho de formiguinha, que exige tempo, paciência, persistência e dedicação. A oferta dos alimentos deve ser feita com calma, em vezes repetidas. No primeiro contato com o alimento, o bebê pode não gostar, mas é muito comum que o desejo seja despertado ao longo do tempo.

Meu filho já passou pelo processo de introdução alimentar e rejeita determinados alimentos. Há algum método para melhorar essa questão?

As dicas a seguir valem para os bebês que estão prestes a passar pela introdução e, também, para aqueles que não tiveram uma iniciação satisfatória.

  • Leve a criança ao supermercado ou à feira livre. A participação dos pequenos na escolha dos alimentos é muito importante;
  • Permita que a criança ajude na higienização de legumes, frutas e verduras;
  • Peça-a ajuda para descascar e cortar os alimentos (com cuidado, é claro!);
  • Faça a refeição junto com seu filho! A família é uma importante referência para as crianças. Por isso, ofereça um bom exemplo;
  • Explore os alimentos. In natura, com um corte divertido, em um suco… use a criatividade para oferecer variedade ao seu filho;
  • Conte com a ajuda de recipientes e talheres divertidos.

Introdução alimentar merece paciência e persistência

O mais importante no processo de introdução alimentar é a variedade de alimentos, paciência e muita persistência. Caso a criança tenha muita resistência e dificuldade, conte com a ajuda de um nutricionista.

Este texto foi escrito pela Nutricionista Jordana Leal – CRN1-9471. Para mais dicas, acesse o Instagram da Nutri, onde há dicas de lanches deliciosos para oferecer aos pequenos!