Nutrição infantil: dicas para melhorar a alimentação das crianças

Nutrição infantil é um tema bastante sério. Afinal, a alimentação inadequada pode fazer com que as crianças desenvolvam graves problemas, como o excesso de peso ou a subnutrição.

Segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2025 serão 75 milhões de crianças obesas no mundo. Por outro lado, de acordo com um relatório da Unicef, 250 milhões de crianças sofrem de desnutrição atualmente.

Ou seja, é possível observar que em ambos os extremos os dados são alarmantes. Mas garantir que os filhos se alimentem de maneira saudável não é uma missão tão simples.

Inclusive, este é um desafio comum para muitas mães e pais. Por isso, resolvemos ajudar nesse processo, separando algumas dicas para tornar a alimentação da criançada mais saudável.

Acompanhe!

Nutrição infantil: como deve ser?

Em geral, uma boa nutrição infantil inclui alimentos variados e ricos em nutrientes. Mas não é só isso: é necessário se atentar às necessidades nutricionais, que variam de acordo com cada faixa etária.

Até mesmo porque a oferta de nutrientes é muito importante para o desenvolvimento corporal e neurológico da criança.

Confira agora os nutrientes necessários para as suas diferentes fases:

2 a 5 anos: hortaliças e fontes de cálcio, como lácteos e folhas verdes

Nesta fase, a criança deve ser estimulada a consumir frutas e hortaliças, pois, são alimentos que auxiliam no desenvolvimento e crescimento dos ossos.

6 a 10 anos: carboidratos saudáveis, como por exemplo, batata doce, aipim, inhame, batata baroa, batata inglesa, além de aveia, frutas e do tradicional arroz e feijão.

Durante a idade escolar, é comum o apetite aumentar.

Por isso, é fundamental incluir no cardápio alimentos que sejam fonte de energia, mas que não contribuam para o sobrepeso.

Acima de 11 anos: é muito comum que os pré-adolescentes queiram comer fast food.

Esses alimentos trazem um impacto muito negativo à saúde, se consumidos com frequência, pois são alimentos ricos em sódio, gordura e açúcar. Portanto, recomenda-se restringir o consumo de fast food a alguns momentos específicos na semana.

Leitura recomendada: Introdução alimentar pode garantir hábitos saudáveis

Dicas para tornar a alimentação das crianças mais saudável

Quando o assunto é nutrição infantil, toda mãe ou pai possui algum truque para incentivar a criança a comer de forma mais saudável.

Do mesmo modo, há algumas dicas para facilitar o desenvolvimento de uma alimentação balanceada. Confira! 

1) Ensine através do exemplo

As crianças costumam aprender com base nos exemplos dos pais. Ou seja, elas tendem a imitar o comportamento do pai e da mãe em diversas coisas. Com a alimentação não é diferente.

O problema é quando os pais mantêm hábitos alimentares ruins. Em outras palavras, se eles consomem alimentos prejudiciais à saúde em excesso, é natural que os filhos façam a mesma coisa. Portanto, o ideal é cultivar bons hábitos à mesa.

2) Proporcione um ambiente ideal para as refeições

Determine um local específico para que as crianças façam suas refeições. O ideal é que sejam ambientes alegres e tranquilos, que estimulem a interação familiar. Isso significa que, na hora de comer, elas devem ficar longe da TV ou do celular.

A rotina também é fundamental para os pequenos: defina horários para as refeições.

3) Nutrição infantil: use a criatividade e torne a hora do preparo divertida

Outra dica valiosa sobre nutrição infantil é transformar o processo em uma experiência divertida.

Para isso, você pode levar as crianças à feira ou ao supermercado, deixar que elas ajudem no preparo em casa ou no cuidado com a horta.

4) Ofereça um alimento preferido junto a outro que ela não gosta

Quando a criança rejeita um determinado alimento por não gostar dele, use a seguinte tática: ofereça um alimento de sua preferência junto a outro que ela não gosta. Assim, fica mais fácil introduzir novos sabores.

Por fim, a alternativa é tornar a hora da alimentação mais lúdica, transformando o prato em um personagem. Recomendamos que você acompanhe o perfil @pratinhosdofelipe e veja inspirações super legais para montar refeições divertidas.

E então, gostou das dicas sobre nutrição infantil?

Vale ressaltar que essas são orientações muito úteis para facilitar a rotina dos pais. Contudo, o acompanhamento do pediatra ou do nutricionista é sempre a opção mais segura. Não deixe de consultá-lo!

Leia também: 5 dicas para fazer receitas saudáveis na air fryer